Oh! Provai e vede que o Senhor é bom!

Nossa Doutrina

 

 

DOUTRINA

Igreja Presbiteriana do Uberaba, jurisdicionada pelo presbiterio do Tarumã, é parte integrante da Igreja Presbiteriana do Brasil, herdeira da Reforma Protestante do Século XVI. Os crentes na tradição reformada têm alta consideração as contribuições específicas como as de Matinho Lutero, John Knox e, particularmente, de João Calvino.

Os cristãos reformados sustentam as doutrinas características de todos os cristãos, incluindo a Trindade, a verdadeira divindade e verdadeira humanidade de Jesus Cristo, a necessidade do sacrifício de Jesus Cristo pelo pecado, a Igreja como uma instituição divinamente estabelecida, a inspiração da Bíblia, a exigência para que os cristãos tenham uma vida reta e a ressurreição do corpo. Sustentam outras doutrinas em comum com cristãos evangélicos, tais como justificação somente pela fé, a necessidade do novo nascimento, o retorno pessoal e visível de Jesus Cristo e a Grande Comissão.

A DOUTRINA DAS ESCRITURAS

O compromisso da reforma para com a Escritura enfatiza a inspiração, autoridade e suficiência da Bíblia. Uma vez que a Bíblia é a palavra de Deus e, portanto, tem a autoridade do próprio Deus, os reformados afirmam que essa autoridade é superior àquela de todos os governos e de todas as hierarquias da Igreja.

SOBERANIA DE DEUS

Soberania significa governo, e a soberania de Deus significa que Deus governa sua criação com absoluto pode e autoridade. Ele determina o que vai acontecer, e acontece. Deus não fica alarmado, frustrado ou derrotado pelas circunstâncias, pelo pecado ou pela rebeldia de suas criaturas.

AS DOUTRINAS DA GRAÇA

  • Depravação Total - Isso não quer dizer que todas as pessoas são tão más quanto elas querem ser. Significa, antes, que todos os seres humanos são afetados pelo pecado em todo campo do pensamento e da conduta, de forma que nada do que vem de alguém, separado da graça regeneradora de Deus, pode agradá-lo. Deus é quem nos busca, isto é, Ele é quem primeiramente age dentro de nós para levar-nos a entender o seu caminho.
  • Eleição Incondicional - se os pecadores são tão desamparados em sua depravação, como a Bíblia diz que são, incapazes de conhecer Deus e relutantes em buscá-lo, então, o único meio pelo qual eles podem ser salvos é quando Deus toma a iniciativa de muda-lo e salva-lo. É isso que significa a eleição.
  • Redenção Particular - a Teologia Reformada acentua que Jesus realmente fez propiciação pelos pecados daqueles a quem o Pai escolhera. Ele realmente aplacou a ira de Deus para com o seu povo, assumindo sua culpa sobre si mesmo, redimindo-os verdadeiramente e reconciliando verdadeiramente aquelas pessoas com Deus.
  • Graça Irresistível - abandonados em nós mesmos, nós resistimos à graça de Deus. Mas, quando Deus age em nosso coração, regenerando-nos e criando uma vontade renovada, então, o que antes era indispensável torna-se altamente desejável, e voltamo-nos para Jesus da mesma forma como antes fugíamos dele.
  • Perseverança dos Santos - Deus persevera conosco, protegendo-nos de deixar a fé, que certamente aconteceria se Ele não tivesse conosco. Mas, por que Ele persevera, nós também perseveramos.

O MANDATO CULTURAL

A Teologia Reformada também enfatiza o mandato cultural ou a obrigação de os cristãos viverem ativamente em sociedade e de trabalharem para a transformação do mundo e suas culturas.

 

CONCLUSÃO

A Igreja Presbiteriana do Uberaba, reconhece essas posições da Teologia Reformada, ensinando-as com toda convicção.

© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode